Cantagalo ganha selo e carimbo dos Correios para marcar os 200 anos

Cantagalo ganha selo e carimbo dos Correios para marcar os 200 anos

No dia do aniversário de Cantagalo, nesse domingo, 9 de março, uma solenidade, realizada no saguão da Prefeitura, na Praça Miguel de Carvalho, no Centro da cidade, marcou o lançamento, pelos Correios, do selo e do carimbo comemorativos aos 200 anos do município.

Os Correios montaram uma mesa para que, durante a cerimônia, o selo fosse obliterado (carimbado). A primeira convidada e que recepcionou os demais para a obliteração foi a gerente da agência Cantagalo dos Correios, Cristiane de Souza Silva Miranda. A obliteração foi feita primeiramente pelo prefeito Saulo Gouvea (PT), seguido do vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB); da presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin (PSC); e de Damião Cunha, superintendente dos Correios na região.

– Para nós, da Prefeitura, assim como para todos os cantagalenses, é outro momento especial das comemorações desses 200 anos de Cantagalo. O lançamento do selo alusivo ao bicentenário do município é mais uma forma de perpetuar a data, de fazê-la lembrada pelas novas gerações, de marca-la nos anais da história regional, já que este selo poderá ser não só fruto de uso no dia a dia dos Correios, um grande orgulho nacional, mas de peça de colecionadores, os filatelistas, que guardam, preservam e tornam esses selos ainda mais valiosos com o passar do tempo. Gostaria de agradecer a parceria dos Correios e, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso de trabalho com o povo de Cantagalo – disse o prefeito Saulo Gouvea, que também lembrou o trabalho do designer cantagalense, Gustavo Huguenin, autor da logomarca dos 200 anos. O autor não pôde participar, mas foi representado pelo pai, Silnei Huguenin.

Representando os Correios, Damião Cunha destacou a importância da empresa no território nacional e ainda fez alusão aos investimentos que vêm sendo realizados (sem entrar em detalhes) pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Ele também fez referências ao aniversário de Cantagalo e à importância do lançamento do selo para os Correios, num momento tão especial para uma cidade como Cantagalo, que completa 200 anos. “Selos e carimbos são mais do que objetos utilizados na postagem de cartas e encomendas, são peças filatélicas (filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados) que registram temas e acontecimentos na história, situando-se no tempo e no espaço. A data ficará registrada na história através das peças filatélicas lançadas”, afirmou Damião Cunha, que também já foi gerente da agência local dos Correios.

A cerimônia foi acompanhada não só pela população, mas por representantes de vários segmentos da sociedade, além de políticos e secretários municipais. Também estiveram participando os prefeitos de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT), e de Carmo, César Ladeira (PT), além do deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ). Participaram, ainda, a primeira-dama, Lenora Bittencourt Papelbaum, e a esposa do vice-prefeito, Rosiane Munier.

Escrito por: Gilmar Marques

[singlepic id=23 w=320 h=240 float=center]