Brasão

O brasão do município de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, teve suas características atuais definidas pela Lei Municipal 02/64, de 20 de julho de 1964, seguindo o desenho original, ou seja:

Escudo português. Campo de prata, um galo heráldico, representado de bico aberto e a pata direita levantada, de sinople (verde) cristado, barbelado, orelhado e armado (unhas, patas e esporão) de goles (vermelho), um chefe partido de dois quartéis; no primeiro quartel em campo de goles (vermelho), um turbante de penas, de ouro; no segundo quartel, em um campo de bleu (azul), um livro aberto e, sobre o mesmo, uma pena clássica, tudo de prata. Na base, acompanhando a forma do escudo, um listel de prata ostentando os seguintes dizeres: ‘1814 – Cantagalo – 1857’. Como suportes, respectivamente, à destra (direita) e à sinistra (esquerda), um galho de café e uma haste de cana. Encimando o conjunto, como figura máxima, a coroa mural de cinco (5) torres de prata, que é de cidade, carregada de um elipse de bleu (azul) ostentando uma chave de ouro.

O escudo português lembra a origem lusitana de nossa Pátria. O galo, representativo de topônimo municipal, em sua posição característica, evidencia o esforço e a coragem. O turbante representa os índios Coroados e Goytacazes que, em épocas remotas, dominaram a região. O livro e a pena lembram ‘Os Sertões’, a obra-prima de Euclides da Cunha, considerado o ‘Lusíadas Brasileiro’, representando a homenagem do município a seu insigne filho. Café e cana, as riquezas do passado que ajudaram a construir a grandeza do município.

A chave simboliza o padroeiro do município em épocas remotas – São Pedro de Cantagalo (hoje trata-se do Santíssimo Sacramento). As datas – 1814 e 1857 -, respectivamente, se referem à emancipação da Vila de Santo Antônio de Sá (hoje pertencente a Porto das Caixas, distrito de Itaboraí) e recebimento do título honorífico de Cidade. Os metais e esmaltes significam: ouro-força; prata-candura; vermelho (goles)-intrepidez; azul (bleu)-serenidade; verde (sinople)-abundância.

Visitas: 5.019 visitas

Pular para o conteúdo