Noticias

Autoridades cantagalenses participam de Seminário sobre Segurança Pública em Teresópolis

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, em Teresópolis, o Seminário Região Serrana + Segura – Propostas e Desafios. Realizado pelo 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), que tem à frente o Coronel PM Marcelo Freiman, o evento contou com a participação de representantes de Cantagalo, mais precisamente da Câmara Municipal de Cantagalo, por meio da presença do Presidente em exercício, vereador José Augusto Filho (Zé da Uta) e do Diretor Geral, Angelo Machado, assim como da 26ª Subseção OAB-Cantagalo/RJ, através do seu Presidente, o advogado Pedro Rogério da Silva Alves.

O seminário teve como principal objetivo a sensibilização dos atores da sociedade na gestão de segurança pública, buscando a construção de um conceito de polícia cidadã ao uso de tecnologias integradas. Foram discutidos três temas principais: Gestão Operacional – apresentação de dados estatísticos criminais do Estado do Rio de Janeiro; Gestão de Integração – proposta de como os diversos atores da sociedade podem interagir  para a melhoria da segurança pública; e Gestão de Inteligência e Tecnologia – utilização de ferramentas através de aplicativos e equipamentos associados a banco de dados.

Durante o evento, foram apresentados importantes dados da segurança pública na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, referentes ao primeiro semestre deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, por exemplo, o número de prisões teve um crescimento de 26%, e o de apreensão de armas subiu 11%, segundo informações do 7º CPA. Também houve a demonstração de novas tecnologias que poderão ajudar, em um futuro próximo, no combate e repressão ao crime, como o uso de aplicativos em que a população poderá acompanhar imagens de câmeras e monitorar seu próprio bairro.

Além das autoridades cantagalenses, também participaram do encontro diversos gestores de segurança pública da região serrana, representantes das prefeituras e seus respectivos secretários de segurança, mobilidade urbana, fiscalização e posturas, presidentes de conselhos comunitários de segurança, dirigentes de associações comerciais, industriais e afins.

Deixe seu Comentário

Back-To-Top