Apresentações folclóricas marcam mais um dia de comemoração pelos 200 anos de Cantagalo

A noite de quinta-feira, 13, foi marcada por belíssimas apresentações folclóricas na Praça João XXIII. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e contou com a participação do Vice-Prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB), da Secretária Interina de Cultura, Ana Paula Giron, da primeira dama, Lenora Bittencourt Papelbaum, das vereadoras Emanuella Teixeira (PHS) e Renata Huguenin (PSC), que também é Presidente da Câmara de Vereadores, do vereador Rafael Carvalhaes (PSL) e da Secretária de Educação do município de São Sebastião do Alto, Sônia Fonseca, que representou ou Prefeito Carmod Bastos (PT).

Com grande público, a Secretária Interina de Cultura agradeceu a presença e a participação de todos e ressaltou que o bicentenário de Cantagalo será comemorado durante todo o ano. “Vamos comemorar os 200 anos durante o ano inteiro, na cultura, na educação e também em obras para o nosso município”.

Sônia Fonseca agradeceu ao convite e lembrou que São Sebastião do Alto nasceu em Cantagalo e tem suas raízes na cidade. “Foi aqui que nosso município nasceu e nós temos orgulho de participar de todas essas comemorações, porque nós também fazemos parte desses 200 anos de história”, enfatizou a Secretária de Educação.

A primeira apresentação da noite foi da Escola Estadual João de Abreu Junior, do quinto distrito Boa Sorte. Com uma música envolvente e animada, o grupo de meninas contagiou a todos os participantes com os passos ensaiados e sincronizados.

O quarto distrito, São Sebastião do Paraíba, apresentou o grupo de mineiro-pau, que fez algumas performances em níveis difíceis, surpreendendo a platéia. O vice-Prefeito Edivaldo, que é de São Sebastião do Paraíba, enalteceu o grupo, que resgatou uma cultura que é pouco conhecida atualmente. Paraíba apresentou ainda o boi pintadinho, que chamou a atenção principalmente das crianças, que não conheciam a tradicional apresentação de um boi que corre atrás do vaqueiro.

São Sebastião do Alto, um dos 14 municípios que tiveram sua origem em Cantagalo, finalizou as apresentações com o grupo folclórico Bumba meu boi. Criado há 19 anos, o grupo se apresentou com uma mistura de teatro, dança e muita cultura, que resgataram tradições do folclore e encantaram a todos que assistiram.

Escrito por: Gilmar Marques

[singlepic id=46 w=320 h=240 float=center]