Vereadores cantagalenses participam de missa pelo Dia do Vereador

Vereadores de Cantagalo participaram da missa do último domingo (30/10) em intenção ao Dia do Vereador, comemorado anualmente no dia 1º de outubro. Celebrada pelo Padre Fábio da Cunha Felipe, a missa foi um pedido apresentado pelo vereador Ciro Fernandes Pinto, através de indicação legislativa.

A indicação apresentada em sessão ordinária pelo vereador Ciro Fernandes foi prontamente atendida pelo presidente da Câmara de Cantagalo, o vereador Ocimar Merim Ladeira – Pulunga, que enviou ofício à Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo solicitando a sua realização.

Além do presidente do legislativo cantagalense Ocimar Pulunga e do vereador Ciro Fernandes, estiveram presentes na missa os vereadores Hugo Guimarães, João Bôsco Cardoso, José Augusto Filho (Zé da Uta), Ozeas Pereira e Sergio Campanate. Também estiveram presentes os ex-vereadores cantagalenses Dalton Ivo Muzy Silva e Dr. Júlio Marcos de Souza Carvalho.

Origem do Dia do Vereador

O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de Julho de 1984. O Decreto-Lei definiu o dia 1º de Outubro como Dia do Vereador, pois foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador. A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas e de fiscalização, dentro da Câmara dos Vereadores.