Vereadores debatem sobre construção da Usina Hidrelétrica de Itaocara

Vereadores debatem sobre construção da Usina Hidrelétrica de Itaocara

O Rio Paraíba do Sul fornece demasiados benefícios como pesca, agricultura de subsistência, via de transporte e auxílio na pecuária extensiva. Mexer com essa diversidade ecossistêmica única, que propicia tantos serviços aos privilegiados que usufruem dessas benesses, provoca discórdias de difícil consenso, tais que vem acontecendo novamente quando se toca no assunto da construção da Usina Hidrelétrica de Itaocara, que inundará completamente várias comunidades fazendo com que cerca de três mil famílias residam em locais distintos.

No dia 25 de maio 2015, Luiz Carlos Amarilho, diretor do Consórcio UHE Itaocara, informou que o consórcio – integrado pelas empresas Cemig Geração e Transmissão e Itaocara Energia (Grupo Light) – venceu o leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado no dia 30 de abril, e retomará a concessão para construção e operação da Usina Hidrelétrica Itaocara I. Trazendo novamente o pesadelo para as comunidades ribeirinhas.

Pensando em aprofundar-se no assunto que envolve também o município de Cantagalo, a Câmara Municipal de Cantagalo realizou na tarde do dia 22 de junho, uma reunião com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) juntamente com advogados de diversos segmentos, jornalistas e agricultores para debater os impactos profundos que aglomerará no município e o que pode ser feito a respeito deste impasse para região.

Os responsáveis pelo movimento alertaram para diversos assuntos, dentre eles cerca de dezesseis artigos que fere a ordem dos Direitos Humanos, violação e crimes ambientais. Vale ressalvar que a UHE Itaocara possui todos os documentos legais para a realização das obras, firmando que cumprirá com todos os contratos assinados.

Foi concluído que necessariamente precisa-se da união massiva também das cidades vizinhas que terão áreas afetadas. O presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Homero Ecard, disse pesquisar a melhor forma de ao menos transparecer as informações fundamentais aos moradores das localidades, já que o empreendimento divide opiniões.

[singlepic id=123 w=320 h=240 float=center]

Ascom Câmara Municipal de Cantagalo-RJ