abr

Segurança Pública: Câmara de Cantagalo discute soluções para a cidade

Contando com boa participação da população, de autoridades e de representantes das mais diversas entidades, a Câmara Municipal de Cantagalo realizou no dia 12 de abril uma audiência pública para a discussão de um importante assunto para a cidade: a segurança pública. A audiência foi realizada após requerimento da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da casa legislativa cantagalense.

Durante a reunião foram apresentadas ideias, reclamações e sugestões. Dentre as questões levantadas estão a possibilidade de aumento das rondas policiais nos distritos, a disponibilização de novas viaturas para a região, o aumento do efetivo policial na cidade e o monitoramento por câmeras em todos os distritos de Cantagalo, entre outras. Além disso, a audiência pública oportunizou o esclarecimento de dúvidas para que possam ser otimizadas as políticas de segurança pública no município.

Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, vereador Sergio Campanate, a reunião de diversas autoridades municipais e do povo cantagalense teve um significado importante. “A grande presença da população e de diversas autoridades é um sinal de que algo realmente precisa ser feito pela segurança de nosso município. Agora vamos analisar todas as demandas, traçar metas e avaliar o que a nossa casa legislativa pode fazer para tratar esse assunto”, afirmou Campanate.

Já o presidente da Câmara de Cantagalo, vereador Ocimar Ladeira (Pulunga), ressaltou a melhoria na qualidade do policiamento na cidade e afirmou que políticas de educação e cultura devem ser implantadas na cidade. “Temos que reconhecer que, mesmo com poucos recursos, a Polícia Militar vem desenvolvendo um grande trabalho em Cantagalo. Temos também que fazer a nossa parte e discutir com o poder executivo a implantação de políticas públicas nas áreas de educação, cultura e social”, concluiu Pulunga.

Além de todos os vereadores cantagalenses, participaram da audiência o Subcomandante Operacional do 11º BPM de Nova Friburgo, Major Claudio; o Delegado da 153ª Delegacia de Polícia Civil – Cantagalo, Dr. André Luiz Salvador Bueno; o Defensor Público de Cantagalo, Dr. Marcelo Galliez; o representante do Juiz Marcio Barenco Correa de Mello, da Comarca de Cantagalo, Cabo Policial Militar Lorenzo; o Coordenador da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Cantagalo, Sr. Ademir Ortega; a Secretária Municipal de Educação, Sra. Carla de Fátima Guimarães Abreu; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Edualdo Barros Ortega; o vereador Marco Dalboni, da cidade do Carmo; o presidente da ACIACAN, Dr. Elias Barbas; o Padre Roberto Pinto, representando a igreja católica; e o Sr. Genencir Guzzo, representando a Igreja Batista de Cantagalo.