maio

Câmara de Cantagalo recebe comitiva da Suíça

A Câmara Municipal de Cantagalo recepcionou na manhã desta terça-feira, dia 15 de maio, a comitiva formada por cidadãos e autoridades da Suíça, que homenageia descendentes suíços residentes na região. Tal ação é uma parceria entre a Casa Legislativa Cantagalense e a Associação Fribourg-Nova Friburgo.

Além de promover a aproximação das famílias residentes na Suíça com os descendentes moradores de Cantagalo, a Câmara de Cantagalo acolheu a delegação com cerca de 50 suíços em sua sede visando criar pontes com as autoridades suíças, objetivando a concretização de projetos culturais, educacionais e tecnológicos em Cantagalo. Após a execução dos hinos nacionais da Suíça e do Brasil, foi realizada uma breve palestra do médico e pesquisador cantagalense, Dr. Henrique Bon, que explanou, com objetividade e propriedade, sobre a imigração suíça em Cantagalo e região.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o Embaixador da Suíça no Brasil, Sr. Andrea Semadeni, e o Cônsul-Adjunto da Suíça no Rio de Janeiro, Sr. Christophe Vauthey. Segundo o embaixador, os suíços que migraram para o Brasil, inclusive para Cantagalo, não vieram apenas para explorar as riquezas locais. “Viemos para o Brasil, e isto inclui Cantagalo e outras cidades da região, em busca de uma vida melhor. Não viemos explorar riquezas e levá-las para a Suíça. Nossa intenção era fugir da pobreza que havia na Suíça à época. Cantagalo foi um dos lugares que escolhemos para viver e onde fomos muito bem recebidos”, afirmou Semadeni.

Já o Cônsul-Adjunto da Suíça, Christophe Vauthey, destacou a receptividade dos membros da câmara de vereadores e a vontade que ele tinha de visitar a cidade. “Não poderia deixar de visitar Cantagalo antes de voltar ao meu país. Hoje estou muito feliz por essa calorosa recepção e por estar nessa cidade que recebeu tão bem os nossos cidadãos”, disse o cônsul.

Durante a recepção, o vereador Professor João Bôsco entregou uma Moção de Parabenização ao professor suíço Robert Schuwey, responsável pela tradução para o francês do livro “A Noite dos Peregrinos”, um romance histórico de autoria do cantagalense Dr. Henrique Bon. “Esta homenagem é um justo reconhecimento pela grande contribuição de Robert Schuwey à cultura e à história de Cantagalo e região. Após dois anos de intenso trabalho, o livro foi traduzido e publicado, tendo grande receptividade do público suíço”, justificou João Bôsco.

Feliz em poder recepcionar a delegação suíça, o presidente do legislativo cantagalense, Ocimar Ladeira – Pulunga, destacou a oportunidade de receber, na casa legislativa de Cantagalo, pessoas e autoridades tão importantes. “É uma honra receber, em nossa cidade, esta comitiva que resgata nossas raízes e que busca conhecer um pouco de nossa tão rica história. É uma alegria saber que estamos tendo a oportunidade de estar mais próximos”, disse Pulunga.

Outras autoridades suíças estiveram presentes no encontro, como o Prefeito de Pont-La Ville, Sr. Michel Bapst; o Prefeito de Estavayer-Le-Lac, Sr. André Losey; e a Conselheira Comunal de Estavayer-Le-Lac, Sra. Marlis Schwarzentrus. Também prestigiaram o encontro os vereadores cantagalenses Sergio Campanate, Ozeas Pereira e Emanuela Teixeira; o Secretário Municipal de Governo, Eduardo Medeiros; e o Secretário Municipal de Turismo, Cleyton Filho.