fev

Projetos e Indicações marcam o início dos trabalhos da Câmara Municipal de Cantagalo

Mostrando vontade de trabalhar e motivados com o início do período legislativo, vereadores apresentam seus projetos e reivindicações

Foi realizada nesta na quinta-feira, dia 16, a primeira sessão ordinária do mandato 2017/2020 da Câmara Municipal de Cantagalo. Contando com a presença de todos os vereadores, a sessão iniciou-se às 18h30 sob o comando do Presidente Ocimar Merim Ladeira, o Pulunga (PSD). Os vereadores discutiram projetos, apresentaram propostas e aproveitaram o bom público que compareceu à sessão para fazer as suas reivindicações.

Após o início da sessão e a leitura das correspondências recebidas pelo poder legislativo, foram apresentados dois projetos: o primeiro, um projeto de resolução do vereador Hugo Guimarães (PTdoB) que modifica a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Cantagalo, objetivando reduzir o período de recesso do legislativo cantagalense. De acordo com o vereador, o projeto demonstra para a população cantagalense o compromisso com o trabalho e a transparência, além de adequar o calendário do parlamento municipal ao período dos trabalhos do parlamento federal; o segundo, um projeto de lei apresentado pelo vereador João Bôsco (PV), dispõe sobre a criação do Dia da Consciência Histórica e Cultural de Cantagalo a ser comemorado anualmente no dia 09 de março. O projeto inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do município e prevê a promoção de atividades pedagógicas nos colégios da cidade, além de eventos que tenham como elementos centrais os símbolos da história do município.

Demonstrando vontade de trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos cantagalenses e motivados com o início do período legislativo, os vereadores apresentaram ao todo 12 indicações ao Poder Executivo Municipal logo na primeira sessão. O vereador Sérgio Silva Campanate (PROS), em uma de suas indicações, pediu à Prefeitura de Cantagalo através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, a criação e instalação da Feira do Produtor em Cantagalo. Já o vereador João Bôsco (PV) apresentou indicação solicitando a instituição de ponto para estacionamento de veículos destinados ao serviço de frete na Rua Vereador Francisco Vieira.

Ralfy Matias Moreira, vereador eleito pelo PP, solicitou em uma de suas indicações a manutenção da rede de esgoto da Rua Saint Cler, em Euclidelândia, 3º Distrito de Cantagalo, que se encontra com vazamentos, gerando mau cheiro. A vereadora do PMDB, Emanuela Teixera Silva solicitou através de uma de suas indicações a construção de uma rotatória na confluência da RJ-160 com a RJ-164, em frente ao Hospital de Cantagalo, visando maior segurança para os que ali trafegam. Já o vereador Ozeas da Silva Pereira (PSB) requisitou, atendendo aos pedidos dos moradores do Bairro Felipe João, a efetivação de um servidor Gari para o bairro e a colocação de tambores para depósito do lixo no local. Atualmente o lixo é depositado no chão, atraindo ratos e baratas.

Após apresentados todos os projetos e indicações, os vereadores utilizaram a tribuna para fazer as suas considerações. O presidente do legislativo foi o primeiro a discursar. Ocimar Merim Ladeira (PSD), conhecido também como Pulunga, agradeceu a boa presença do público na primeira sessão do atual período legislativo, destacou a importância dos projetos e indicações já apresentados e desejou um bom mandato aos vereadores e ao prefeito do município, Joaquim Augusto Carvalho de Paula.

As sessões da Câmara Municipal de Cantagalo acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 18h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Defesa Civil – Rua Prefeito Licínio José Gonçalves, s/nº, Bairro Triângulo – Cantagalo/RJ. As sessões também podem ser acompanhadas através do canal da Câmara Municipal de Cantagalo no YouTube e através da Rádio Anunciação – 87,7FM, Cantagalo/RJ. Para mais informações acesse o site: www.cmcantagalo.rj.gov.br.