Desfile cívico marca o aniversário de 200 anos de Cantagalo

Desfile cívico marca o aniversário de 200 anos de Cantagalo

Os 200 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo foram comemorados nesse domingo, 9 de março, data que marca a assinatura, pelo príncipe regente D. João, do decreto que emancipou Cantagalo em 1814, quando foi desmembrado do extinto município de Santo Antônio de Sá, cuja sede administrativa ficava onde hoje é território do município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Para marcar a data, entre outras atrações, a Prefeitura, através de parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Educação, promoveu um grande desfile cívico no Centro da cidade, que contou não só com participação das escolas das três redes de ensino – municipal, estadual e particular –, mas de vários segmentos da sociedade, entidades, comércio, indústria e delegações de seis dos 14 municípios que já pertenceram ao território de Cantagalo: Cordeiro, Carmo, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Sumidouro e Bom Jardim. Durante o desfile, cada delegação dos municípios participantes procurou apresentar um pouco da sua cultura, algumas herdadas de Cantagalo e outras surgidas após a emancipação, mas todas muito aplaudidas pelo público em geral. Destaque, também, para os vereadores de Cantagalo, que desfilaram na representação da Câmara Municipal.

Cada representação e cada agremiação recebeu, em frente ao palanque, medalha pela participação no bicentenário de Cantagalo, entregue pelo prefeito Saulo Gouvea (PT) e pelo vice-prefeito Edivaldo Oliveira, que também receberam os prefeitos de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT); de Carmo, César Ladeira (PT); e de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB). Também estiveram participando o deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) e o comandante do Comando de Bombeiros de Área Serrana, coronel Roberto Robadey Júnior, além de vereadores e secretários municipais de vários municípios.

Além da Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, que, em novembro deste ano, comemorará o seu centenário de fundação, também participou uma parte da Banda Sinfônica Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que encerrou o desfile.

Em discurso, ao final do desfile, o prefeito Saulo Gouvea se mostrou emocionado com a comemoração. “Hoje, é aniversário de Cantagalo e realmente me emociono ao ver toda essa gente aqui presente, prestigiando esse momento tão especial para todos nós. Quero agradecer imensamente a todos, aos municípios que nos enviaram as suas delegações, aos prefeitos que estiveram participando conosco e reafirmar o compromisso de trabalho que assumimos com a população. Mais uma vez, quero dizer que as comemorações dos 200 anos de Cantagalo não serão apenas culturais ou recreativas, tampouco serão encerradas no próximo domingo, dia 16. Essa comemoração se estenderá por todo o ano de 2014, que será um marco na nossa história não só pelos eventos, mas pela execução de obras de grande importância. Temos previsão de investimento de quase R$ 30 milhões, sendo R$ 6 milhões em emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e senadores; mais de R$ 6 milhões em convênio com o Governo do Estado, através do programa Somando Forças, e outros R$ 15 milhões previstos do Governo Federal, através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), onde já está o projeto para cumprimento do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico, que vai mudar o cenário da nossa cidade, com esgoto tratado, contribuindo, também, para a melhoria da nossa qualidade de vida”, destacou o prefeito.

Para encerrar o desfile, Saulo Gouvea solicitou à Sociedade Musical 15 de Novembro, regida pelo maestro Celso Guimarães, duas intervenções: ‘Parabéns pra Você’ e o ‘Hino de Cantagalo’.

Para a secretária de Cultura, Ana Paula Giron, o desfile superou todas as expectativas. “A gente planejou para que tudo desse certo, e deu. Foi um desfile longo, de cerca de 3 horas de duração, mas recheado de criatividade, de talento, de civismo, de amor à causa dos 200 anos, tanto que o público permaneceu conosco até o final. Foi a coroação do bicentenário, que marcou um belo e singular momento vivido por Cantagalo. Todos estamos de parabéns”, finalizou.

Escrito por: Gilmar Marques

[singlepic id=29 w=320 h=240 float=center]