dez

IPHAN FAZ VISITA TÉCNICA AO PRÉDIO HISTÓRICO DA CÂMARA DE CANTAGALO

Na última semana, representantes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fizeram uma visita técnica ao prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo. A visita teve como principal objetivo instruir o processo de tombamento federal da Câmara e averiguar as condições do bem para que o órgão de patrimônio emita parecer, dentro do conjunto de ações para a viabilização da Emenda Parlamentar no valor de R$ 700 mil, de autoria do deputado federal Glauber Braga, visando à restauração do imóvel.

Acompanhados do Presidente da Câmara, vereador Ocimar Ladeira (Pulunga); do vereador Professor João Bôsco; do Diretor Geral da Câmara Municipal, Sr. Ângelo Machado; e do Sr. José Neife, responsável pela produção das plantas de engenharia do imóvel, a chefe do escritório do IPHAN na Região Serrana, Sra. Lívia Passos, e o servidor do órgão, Sr. Frederico Camargo, observaram todos os detalhes do prédio histórico da Câmara de Cantagalo, que se encontra interditado parcialmente pela Defesa Civil de Cantagalo. Tal interdição deve-se ao fato do avançado estado de degradação e da necessidade urgente de reformas em determinados locais do edifício, fatos que vinham gerando riscos aos servidores e população em geral.

Segundo informações do vereador João Bôsco, foi dada entrada no protocolo de solicitação de intervenção junto ao IPHAN, que é uma condição necessária para, quando o recurso for empenhado e o processo licitatório for concluído, as obras possam começar. Devido à interdição do prédio histórico da Câmara Municipal de Cantagalo, atualmente a sede da Câmara Municipal de Cantagalo fica localizada no térreo do Edifício Ruth Farah Nacif Lutterback, no Centro de Cantagalo, próximo ao Bairro Felipe João.