15
abr

3ª CONFERÊNCIA DA CIDADE MARCA AS COMEMORAÇÕES DOS 206 ANOS DE CANTAGALO

No dia 09 de março de 2020, em comemoração a Emancipação Político-administrativa de Cantagalo e da Consciência História e Cultural do Município, o plenário da Câmara Municipal de Cantagalo recebeu a terceira edição da conferência da cidade.

O evento foi realizado em parceria com o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo e contou com a presença do Prof. Dr. Anderson José Machado de Oliveira e com a mediação dos professores Dra. Sheila de Castro Faria, Wesley Gonçalves e João Bôsco de Paula Bon Cardoso.

A Conferência teve como tema “O Catolicismo na Ocupação das Novas Minas de Cantagalo: Uma História de Desacato e Desagravo ao Santíssimo Sacramento”.

Antes de iniciar a palestra, o Vereador Professor João Bosco de Paula Bom Cardoso presidiu a cerimônia de entrega do Diploma de Mérito Cultural e Histórico Cantagalense ao médico, pesquisador e escritor Doutor Henrique José da Silva Bon. Bastante emocionado, o homenageado agradeceu a honraria reafirmando seu esforço em continuar produzindo algo consistente em história regional com foco em Cantagalo.

Ato contínuo, o conferencista Professor Doutor Anderson José Machado de Oliveira, que é referendado por alguns estudiosos como maior especialista em irmandades religiosas, brindou os presentes com uma brilhante palestra trazendo hipóteses de origem da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo e da própria delimitação territorial do Município de Cantagalo, por meio da historiografia e de toda documentação recuperada pelo Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo, a exemplo do processo de inquisição de José Gomes, o sumário de Manoel Henriques, o Mão de Luva, dentre outros documentos históricos exibidos na apresentação.

Outro momento marcante foi a entrega do título de cidadão cantagalense ao palestrante, Doutor Anderson José Machado de Oliveira, que, muito surpreso, agradeceu a honraria reafirmando seus laços afetivos com Cantagalo, notadamente com a produção historiográfica local, realizada junto ao Centro de Memória, Pesquisa e Documentação que possui sede neste município.

O evento que vem se tornando tradição em Cantagalo tem como principal idealizador o vereador cantagalense Professor João Bôsco, que fechou a noite agradecendo a todos pela presença e apoio na realização da terceira edição da Conferência.

A 3ª Conferência da Cidade pode ser visualizada por meio do canal do YouTube da Câmara Municipal de Cantagalo pelo seguinte link:

Pular para o conteúdo