4
mar

1ª Conferência da Cidade: a história de Mão de Luva em documentos do século XVIII

Na próxima sexta-feira, dia 09 de março de 2018, a cidade de Cantagalo comemora os seus 204 anos. A Câmara Municipal de Cantagalo e o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo (CMPD-CAN) irão brindar a todos os munícipes com um evento especial. No dia do aniversário do município, quando também é comemorado o Dia da Consciência Histórica e Cultural de Cantagalo, será realizada na sede do legislativo cantagalense, a partir das 19 horas, a 1ª Conferência da Cidade, com o tema “Manuel Henriques, o “Mão de Luva”, nas Fontes Documentais do Século XVIII”.

O evento contará com a participação de importantes historiadores brasileiros. O Professor Doutor Rodrigo Oliveira será o conferencista e terá como debatedora a Professora Doutora Sheila de Castro Faria. Para mediar o encontro, o Vereador e Professor Especialista João Bôsco de Paula Bon Cardoso, um dos responsáveis pela realização da Conferência.

O tema da conferência foi assunto do mestrado do Professor Rodrigo Oliveira, que concluiu o Pós-Doutorado em 2016, na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Doutor na linha “História Social da Cultura” no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, concluído em 2005, e Mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado em 2008.

Rodrigo Oliveira desenvolve pesquisas sobre a criminalidade coletiva e justiça do século XVIII, focando na atuação de quadrilhas de salteadores e bandoleiros e nas relações destes personagens com as elites locais. Segundo o Vereador e Professor João Bôsco, esse é o principal tema da Conferência. “Uma boa parte do trabalho de mestrado do conferencista foi exatamente sobre o bando de Mão de Luva, um personagem muito importante na história de Cantagalo”, afirma Bôsco.

Já o Presidente da Câmara de Cantagalo, Ocimar Ladeira (Pulunga), afirma que o evento é importante para comemorar a data magna da cidade de Cantagalo. “Essa conferência entrará para a história de nossa casa legislativa e irá marcar a maior data comemorativa de nosso município, elevando a história e a cultura de nossa cidade e demonstrando para nossos cidadãos a preocupação que a Câmara de Cantagalo tem em recordar este dia”, destaca Pulunga.

Manuel Henriques, o “Mão de Luva”

Manuel Henriques era o nome do lendário Mão de Luva. Para os romancistas, foi um importante nobre português que conquistou o coração da então princesa e futura rainha Dona Maria I, numa relação amorosa tumultuada, onde não faltaram promessas eternas, fugas em navio e muita paixão. Para os historiadores, um aventureiro que se instalou nos Sertões de Macacu, atual região do município de Cantagalo, onde liderou um grupo de exploradores de ouro. 

Pular para o conteúdo