nov

Cantagalo comemora o “Dia Municipal da Imigração Suíça de 1819” neste sábado

Acontece neste sábado, dia 23 de novembro, a partir das 10 horas da manhã, na Câmara Municipal de Cantagalo, a comemoração aos 200 anos da chegada da imigração suíça ao Brasil. O “Dia Municipal da Imigração Suíça de 1819” foi instituído por meio de projeto de lei de autoria do vereador Professor João Bôsco.

Segundo o vereador, o “Dia Municipal da Imigração Suíça de 1819” é mais um evento realizado na Câmara de Cantagalo que promove a cultura e a história do município. “A instituição desta data comemorativa tem como objetivo afirmar a fundamental importância do município no contexto da imigração, intensificar os debates e os estudos sobre esse importante fato histórico e homenagear os descendentes dos imigrantes e suas famílias”, afirma o vereador João Bôsco.

O convite é aberto à toda a comunidade de Cantagalo e região. Já confirmaram presença os membros do Consulado Suíço do Rio de Janeiro, membros da direção da Associação Filantrópica Suíça, o presidente do INEPAC (Instituto de Patrimônio do Estado), Sr. Cláudio Prado de Mello, e o cantagalense e descendente da imigração suíça, Coronel Roberto Robadey, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado e Secretário de Estado de Defesa Civil.

Durante o evento, será realizada uma palestra que terá como tema a “Imigração Suíça em Cantagalo”, ministrada pelo Dr. Henrique José da Silva Bon, médico e profundo pesquisador da história cantagalense, com participação de Solange Barbosa, administradora da página “Raízes Suíças” no Facebook.

O vereador Professor João Bôsco destaca o esforço do atual Presidente da Câmara para a realização do evento. “Agradeço ao Presidente da Câmara de Cantagalo, Vereador Ocimar Pulunga, pelo importante apoio que sempre tem dado a esse e outros eventos culturais e históricos de relevância para o nosso querido município de Cantagalo”, conclui.