6 nov
Cantagalo recebe o projeto Café Comunitário da Polícia Militar

73 visitas / RSS Postado por:

Cantagalo recebeu nesta segunda-feira (05) o Café Comunitário da Polícia Militar. Realizado na Câmara Municipal de Cantagalo e contando com a participação de diversos representantes da sociedade civil, além de representantes dos poderes executivo e legislativo de Cantagalo e região, a reunião tratou de importantes temas relacionados à área de segurança pública. Tal projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do 11º Batalhão da Polícia Militar.

O Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Eduardo Vaz Castelano, um dos responsáveis pela organização do evento, fez uma breve apresentação dos resultados obtidos pela corporação em Cantagalo e distritos. Castelano ainda ouviu sugestões e respondeu perguntas das autoridades presentes e de representantes de diversas associações de moradores do município. “O projeto Café Comunitário é uma oportunidade para tomarmos um café da manhã e conversarmos, de maneira informal, sobre assuntos relacionados à segurança pública, assim como trazer orientações sobre esse tema que tanto afeta a população”, explica Castelano, que ressalta que tal projeto vem sendo realizado em todos os municípios que são abrangidos pelo 11º BPM.

Comandante da 3ª Companhia, que atende aos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, o Tenente Jonas Machado explicou sobre um dos programas realizados pela companhia militar: o projeto Escola Sangue Azul, implantado na Escola Municipal Zuleika Rodrigues, em Cordeiro. Segundo Jonas, atualmente o baixo efetivo da Polícia Militar dificulta a expansão do programa para outras escolas da região. “O grande legado que fica do Projeto Escola Sangue Azul é a inclusão desses alunos à sociedade. Além disso, os estudantes passam a sentir a responsabilidade por estudar em um colégio que possui o projeto Escola Sangue Azul. Hoje temos uma grande dificuldade que é questão do efetivo, por isso estamos impossibilitados de expandir este programa para outros municípios”, explica o Comandante da 3ª CIA.

Também participou do encontro o Subtenente Sainato (popularmente conhecido como Papel). O trabalho desenvolvido pelo Subtenente Sainato foi muito elogiado pelas autoridades presentes na reunião, assim como vem sendo reconhecido por toda a população das cidades de Cantagalo, Cordeiro e Macuco. “Todo o sucesso vem do Comando, na pessoa do meu Comandante, e vai até o meu policial mais moderno. É gratificante saber que hoje uma criança vê o nosso trabalho e admira, e isso pode fazer a diferença para essa geração em um futuro bem próximo”, ressalta Sainato.

Ainda durante o Café Comunitário, representantes das Associações de Moradores do Distrito de Euclidelândia e de diversos bairros de Cantagalo deram sugestões de melhorias para a segurança de suas respectivas localidades, assim como tiraram dúvidas quanto às melhores formas para serem feitas denúncias. Na ocasião, o Tenente Coronel Castelano divulgou um panfleto com o número de telefone para denúncias junto ao 11º Batalhão da Polícia Militar. O número do Disque Denúncia é (22) 2523-4590. Segundo Castelano, a denúncia é feita de forma anônima: “Através desse número as pessoas podem denunciar roubos, furtos, tráfico de drogas, armas, homicídios, sequestros ou qualquer tipo de crime sem que haja qualquer necessidade de identificação do denunciante”.

Ao final do encontro, o Presidente da Câmara de Cantagalo, vereador Ocimar Merim Ladeira (Pulunga) agradeceu a presença de todos, principalmente as presenças do Tenente Coronel Castelano, do Tenente Jonas e do Subtenente Sainato. “As portas dessa Casa Legislativa estarão sempre abertas para vocês. Esse café da manhã foi importante para unir a população à Polícia Militar, assim como foi importante para reconhecer esse trabalho tão importante para as nossas cidades. Mais uma vez agradeço a todos os presentes e ao Tenente Coronel Castelano, que realiza um belíssimo trabalho à frente do 11º Batalhão da Polícia Militar”, conclui Pulunga.

De Cantagalo, além do Presidente do Legislativo Cantagalense vereador Ocimar Pulunga, estiveram presentes os vereadores Carlos Tadeu da Silva Leite, José Augusto Filho (Zé da Uta), Ozeas da Silva Pereira, Sergio Silva Campanate e Paulo Henrique Ferreira, assim como representantes do Poder Executivo: o Secretário Municipal de Governo, Eduardo Medeiros; o Secretário Municipal de Turismo, Cleyton Filho; o Assessor de Cultura, Matheus Câmara; e o Assessor de Defesa Civil e Trânsito, Ademir Ortega. Também marcaram presença o Presidente da ACIACAN, Dr. Elias Barbas, além de diversos representantes das Associações de Moradores do Distrito de Euclidelândia, da comunidade do Ligante e dos Bairros São José, Quinta dos Lontras e Morada do Sol. Já do município de Macuco, compareceram o Presidente da Câmara de Macuco, vereador Carlos Aberto (Tico-tico) e os vereadores Diogo Latini e Zé Estefani. Representando o município de Cordeiro, participaram da reunião o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Pinheiro, acompanhado do vereador Furtuoso Lopes.

Tags:, , , , ,



Outras Noticias



Tags